segunda-feira, 25 de maio de 2009

Hipismo


O Hipismo é o único desporto em que homens e mulheres competem na mesma prova. As regras variam de acordo com a modalidade, que pode ser: salto de obstáculos, CCE (Concurso Completo de Equitação, Dressage (Ensino), raides (prova de resistência equestre), horseball e atrelagem (carroças de atrelagem). A provas mais famosas e mediáticas são as de salto de obstáculos.
Nas competições individuais (categoria A), nas finais e tradicionais, existem 12 obstáculos, a uma altura máxima de 1,20 metros, e o percurso é de 350 a 400 metros. Nas semi-finais o percurso é igualmente de 350 metros, mas há apenas nove obstáculos e a sua altura máxima é de 1,10 metros. Nas competições por equipas, disputadas por três cavalos por equipa, existem nove obstáculos para um percurso de 3x350 metros. Num percurso de 12 obstáculos deverá existir um composto de dois obstáculos (duplo) um composto de três obstáculos (triplo); num percurso de nove obstáculos deverá existir, ou um duplo, ou um triplo. Quanto à competição por equipas não pode haver compostos.
O hipismo português tinha no aos 50 e 60 uma das melhores escolas equestres de base militar do mundo, mas entrou depois em estagnação.Recentemente foi introduzida em Portugal uma variante do hipismo, a hipoterapia, ou equitação adaptada, que se destina ao tratamento de deficientes físicos ou mentais, através do contacto com os cavalos.